Sebrae e Caixa firmam parceria para facilitar acesso das MPE a crédito na região

Claudiana Figueiredo, gerente regional do Sebrae
Maurício Maron

A gerente regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, se reuniu com o superintendente executivo da Caixa Econômica Federal na região Sul, Lucas Ribeiro, para criar estratégias que possam auxiliar os pequenos negócios da região durante o pré e pós atendimento para solicitação de linhas de créditos com a garantia do Fundo de Aval das Micro e Pequenas Empresas (Fampe).

A reunião aconteceu na última segunda-feira (25) e contou com a presença do gerente adjunto do Sebrae em Ilhéus, Michel Lima, além de outros representantes da Caixa: o gerente geral, Ricardo Rehem, e o gerente de varejo, Reinaldo Cardim.

No encontro, foi estabelecida uma parceria mútua entre as instituições para dar suporte ao Fampe. O Sebrae fará indicação aos clientes sobre as possibilidades de acesso ao crédito, assim como, a Caixa e recomendará aos empresários que procurem orientações no Sebrae sobre a tomada de crédito mais consciente.

“Esperamos com essa parceria facilitar o acesso a crédito das MPE, de forma orientada, combinando com ações de melhoria da gestão. Isso, certamente, resultará no melhor desempenho empresarial da região e, consequentemente, na dinamização da economia”, ressalta Claudiana.

Para o superintendente da Caixa, Lucas Ribeiro a orientação do Sebrae para a aquisição do crédito faz com que o empresário se planeje e, consequentemente, tenha êxito e melhor utilização do recurso.

“Essa parceria é fundamental no momento da pandemia. Além do trabalho assistido do Sebrae, ter o crédito com taxas mais baixas em um momento de socorro, garante empregos e mentem a economia girando. Então, a Caixa e o Sebrae, juntos, nesse momento, formam uma força enorme para todo o empresariado e toda comunidade econômica”, avalia.

Fampe

O convênio assinado entre o Sebrae e a Caixa Econômica Federal, em abril de 2020, faz parte do pacote de medidas das instituições para reduzir o impacto provocado pela crise do novo coronavírus sobre os pequenos negócios no Brasil. As linhas de crédito são destinadas a Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).

Com a parceria, os empreendedores contam com a obtenção de crédito assistido pelo Sebrae. Nesse sentido, os empreendedores têm à sua disposição tutoriais, capacitações EAD e presenciais, bem como consultorias. O atendimento está voltado às necessidades de cada público específico.